Convite a quem nos visita

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um mundo melhor

Uma das nossas preocupações deve ser trabalhar por um mundo melhor, para que todos sejam felizes em maior ou menor grau: melhorar o nosso mundo familiar, o nosso mundo profissional, o nosso mundo social. Há coisas simples, ao nosso alcance, que podem transformar um pouco o mundo. Eis um exemplo.
Certo escritor passava serenamente as suas férias numa pequena praia. Todas as manhãs passeava um pouco junto ao mar. Depois voltava para casa para continuar os seus escritos.
Um dia, viu ao longe um rapaz que se baixava, apanhava qualquer coisa e atirava ao mar.
Aproximou-se e viu que o jovem apanhava estrelas-do-mar no areal quente e atirava-as à água para não morrerem ressequidas pelo sol ardente. - Por que fazes isso? - Perguntou o escritor.
– Salvo estas estrelas-do-mar que o calor do sol mata.
– Mas não vale a pena. Não vês nesses quilómetros de areia as centenas de estrelas que morrem?
– É verdade, disse o moço, agarrando uma estrela e lançando-a ao oceano. Mas esta já não morre!
O escritor regressou a casa pensativo naquela resposta do jovem.
Durante a noite continuou a pensar. No dia seguinte voltou à praia, onde estava o jovem generoso. Associou-se a ele salvando estrelas-do-mar.
No mundo que nos rodeia, há tantas estrelas-do-mar que morrem ressequidas pela fome, pela doença, pela indiferença. Um pequeno gesto nosso, um pouco de generosidade, pode salvar vidas. É verdade que pelo mundo fora há tanta “estrela” lutando pela vida; pela felicidade a que têm direito. Há também muita gente extraordinária – cristã e não cristã – que luta pela felicidade dos outros: por um mundo sem carências do essencial, um reino de paz, de alegria, de esperança e de amor fraterno.
Mário Salgueirinho
In Voz-Portucalense
É apresentada a imagem em: debaixodamontanha.blogspot.com

1 comentário:

Michelangelo disse...

Magnífico pensamento.

Por vezes se pensarmos na dimensão das tarefas que enfrentamos temos tendência a desistir sem sequer começar.

Um passo de cada vez....assim se faz qualquer percurso.