Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 31 de março de 2022

Os nossos tempos estalam


Os tempos andam à estalada e são mesmo tempos estalantes.

Não sei muito bem o que pensar e o que dizer perante as multidões enfurecidas que este mundo tem. Onde impera no senso comum a legitimidade a favor de quem recorre à agressividade para resolver os problemas.

Nenhuma razão justifica a violência. É tão fácil de fazer e tão difícil de ser consequente com este princípio. Mas, é este o caminho, mesmo que nos custe e que seja difícil de concretizar.

No próximo Domingo dia 2 de Abril será lido nas igrejas o Evangelho da Mulher Adúltera. É das histórias bíblicas mais comoventes que nos são dadas.

A mulher pecadora é acusada de um crime grave, «foi surpreendida em adultério», no tempo de Jesus, tais mulheres eram apedrejadas até à morte, em obediência a uma má interpretação da lei do Antigo Testamento.

Para Jesus, esta condenação era bárbara demais. Mas outra vez, Jesus Cristo, demonstra que a barbaridade justiceira está imbuída de hipocrisia, isso não é aceitável. Por isso, Ele veio para estabelecer a compreensão e a misericórdia diante de todos os  males cometidos pela humanidade, que é naturalmente frágil e facilmente propensa a cair na miséria.

Por isso, mesmo que seja uma ofensa grave contra Deus e contra a dignidade humana, a resposta de Jesus revela claramente que o perdão é possível e demove por completo todos os inquisidores e juízes que pretendem fazer justiça pelas suas próprias mãos.

A hipocrisia é flagrante neste episódio, os moralistas que agora querem purificar a sociedade através da morte da mulher impura, foram também eles beneficiados com os seus serviços sexuais. Onde será que já vimos isto? - Os mesmos que gritam morte à mulher também se serviram dela.

A sociedade humana é assim mesmo. É escrupulosa no cumprimento das regras, mas, serve-se da miséria quando dá jeito pessoal e quando se trata de salvar a pele, mesmo que para tal sejam violados os valores e os princípios da dignidade humana de forma descarada.

Ninguém é perfeito, todos têm as suas manchas pecaminosas que provocam distância em relação a Deus e desencontros entre as pessoas.

Jesus ensina que quem não tiver pecado que de imediato atire a primeira pedra. A condenação não tem lugar em Deus, revelado plenamente em Jesus como o Pai/Mãe do reencontro e da reconciliação plena com todos os homens.

Toda a ofensa e agressão, por mais graves que sejam e toda a piada de mau gosto, são inaceitáveis, mas não podem ser pretexto para criar razões que justifiquem o recurso à violência. Violência gera violência. E todo aquele que recorre à violência, por mais límpidas razões que apresente, perde-as imediatamente.

No entanto, que estes clichés não nos autorizem a nos sentirmos reis e senhores para fazer tudo o que apeteça, porque depois se pode remediar com a banalidade de um singelo balbuciar de «peço perdão» ou «peço desculpa». 

Devem continuar dentro do prazo de validade a serenidade e o bom senso, porque são regras seguras para nos entendermos e sermos felizes uns contra os outros.  

Sem comentários: