Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 12 de março de 2019

Problemas concretos soluções claras

Escrever nas estrelas

As várias questões que nos assolam todos os dias, sinal da derrota e incompetência que nos persegue ao mesmo tempo, merecem clareza na análise e firmeza numa luta concreta a encetar todos os dias.

A questões da pobreza, a falta de emprego, as necessárias condições de habitação, a saúde e educação, a violência familiar (vulgo violência doméstica), a emigração massiva, estão a tornar impossível a vida das populações em todo o mundo. Entre nós não fugimos esta a regra e sofremos com as suas consequências. Não devem ser as declarações de céu azul que alguns dos nossos governantes proclamam, a garantir que afinal a vida está melhor e que se vive muito melhor hoje ao contrário de nenhum outro momento da história da humanidade.

Também não vale que nos falem destes assuntos no meio de um aparato bíblico, teológico e filosófico, e, no caso, da Igreja Católica, em manancial de citações de documentos eclesiásticos. Não está provado, que tais questões pintadas com letras religiosas ou bíblicas se tornem doces ou vistosas porque têm cores que agradam a vista.

Este procedimento, longe de esclarecer, obscurece as problemáticas e não lhes dá o devido valor no contexto da história que estamos a construir e a viver no presente. Os textos cheios de citações que justificam posturas tradicionalistas, disfarçam incompetências, justificam más opções ou adiam soluções, não permitem que tenhamos uma visão integral dos problemas e muito menos suscitam a criatividade, abertura à novidade que se espera que venham responder aos desafios sempre novos colocados à humanidade de cada tempo.

Sem comentários: