Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 21 de março de 2019

Todos nasceram para paixão da bondade

São tantos os momentos da nossa vida em que encontramos várias circunstâncias adversas que nos merecem veemente resistência, indignação e repúdio até ao mais duro desprezo. A nossa humanidade, a nossa firme convição do que somos e do que desejamos de bom para nós e para os outros a isso nos exigiria. 

Porém, tantas outras vezes quando exercemos essas reações, reparamos quando a serenidade nos chega, que afinal pouco adiantou termos sido duros e até pior ainda, reparamos que os mais prejudicados com aquilo que fizemos e dissemos em nome da moral e dos bons costumes pessoais, fomos nós próprios os mais prejudicados e tudo isso deixou marcas para longo tempo e quiçá de algumas nunca mais nos libertamos.

Precisamos de fugir humildemente da cólera, do orgulho mesmo quando podemos oferecer resistência. Devia ser proibido ninguém se exaltar exageradamente e injustamente diante das afrontas, pois ao insulto não pagar com o insulto, o ódio não deve ser resposta ao ódio, a violência não ser a resposta pronta à violência, a incompreensão e a intolerância não devem encontrar espaço para o palavreado, a calúnia, a maledicência… 

Portanto, que façamos a descoberta que o mais glorioso é evitar a injustiça da injúria fazendo silêncio e sempre que possível evitar discussões estéreis. 

Sem comentários: