Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 16 de março de 2022

Apontamento 10 - A guerra (6)

Porque não se rendem os ucranianos?


Porque estão fazendo um frete aos líderes medíocres da Europa totalmente submissos aos interesses dos Estados Unidos e à lógica belicista da Nato que também é completamente comandada pela loucura de domínio universal dos Estados Unidos. 

Ao invés de enfiarem armas aos molhos às mãos da Ucrânia, juntamente com sanções económicas duras contra a Rússia, que vão trazer dificuldades nunca vistas sobre as nossas cabeças, porque não se acentuam as pressões diplomáticas sobre os líderes ucranianos para se renderem, poupando assim a destruição e as vidas humanas do seu povo? – Assim, ficaríamos mais seguros de que as negociações eram sérias e poderiam trazer resultados visíveis em benefício de todos, particularmente, os povos ucraniano e russo.

Fique claro que não sou a favor desta invasão, nem desta nem de nenhuma outra. Nenhum povo deve ser beliscado na sua soberania e nenhum outro governo, por mais legitimidade que possa inventar para justificar uma agressão, merece o nosso reconhecimento.

Nenhuma guerra resulta em nada de bom para ninguém. Esta também trará os mesmos resultados. Um povo desfeito, bens materiais importantes destruídos, feridas humanas que semeiam sofrimento, desolação e desgraças a todos os níveis para várias gerações.

Não há alternativa para esta guerra. As guerras podem trazer vencidos e vencedores, mas todos perdem sempre. Só a via do diálogo e das negociações verdadeiras podem trazer soluções benéficas para todos.

Assim, o que temos de mais certo outra vez é que a vida humana vale muito pouco ou nada, mesmo zero, perante os interesses dos poderosos deste mundo. Não está a valer na Ucrânia, não valeu nas duas Guerras Mundiais, no Vietname, na Jugoslávia, no Iraque, na Síria, na Líbia, no Afeganistão e em tantos momentos fatídico para os povos nos conflitos que a história nos vai oferecendo.

É uma dor imensa ver seres humanos a serem tratados como pedaços de carne esmagados pela brutalidade das armas. Esta loucura tem que ter um fim. 

2 comentários:

melfp disse...

Não tem fim. Faz parte da natureza humana de séculos de evolução. A história conta atrocidades e mais atrocidades e nós continuamos aqui para o bem e para o mal ambos fazem parte de nós.

Aderno disse...

Poque não se rendem os Ucranianos?
Os Ucranianos lutam opela liberdade , democracia e estado de direito desde a sua independencia. A europa é mediocre porque abdicou das armas e acreditou que a guerra eram coisas do passado. Poque e que em vez de atacar a europa e os Estados unido, não faz um apelo ao Putim e a outros lideres Submissos, seus protegidos, que escravisam o seu proprio povo, progectando poder numa , esse Sim, lógica belicista comandada pela loucura do domínio universal.
A ucrania esta a lutar por todos nos e quer e merece ser ajudada na esperança de alcançar a liberdade eo estado de direito em democracia.