Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 27 de maio de 2011

As dicas e tricas de uma paróquia

Magnífico retrato... Qual será a paróquia que se pode gabar que não enfia este barrete? - Penso que nenhuma...
Vem uma, e faz queixinhas da outra. Vem a outra e faz queixinhas de outra. Temos de medir todas as palavras, porque senão justificam-se que o padre disse aquilo. Mesmo quando não disse, sujeita-se a que se convençam que disse. Quando não gostam da pessoa A, não se coíbem de inventar que disse ou fez. Derrubam-se uns aos outros com as verdades que sonham. E cruzam dados. E cruzam ses e pois e claros e já desconfiava. Quanto menos têm que fazer, mais têm que imaginar e dizer. Se trabalham numa fábrica e não têm com que ocupar a boca, usam a língua o mais afiado que podem. Se vêm à rua e encontram a vizinha, dão largas à amizade com uns dedos de conversa a apontar para onde calhar. Se passam o tempo no café e não têm dinheiro para mais uma bica ou uma cerveja, têm de arranjar um trago de maldizer para que a garganta não seque. Os cafés são geralmente os antros de maior maldizer. Qualquer pessoa fica sujeita a estas dicas. Porque hoje são uns e amanhã outros. Todos passam pelo crivo das tricas. Mesmo os que têm a língua maior. No final da missa trocam cumprimentos. Parece que a missa cumpriu o seu papel de comunhão. Mas nesse mesmo abraço vai muitas vezes o Se te apanho. Ou então o Já viste aquele ou aquela. E assim vive uma comunidade. Seja paroquial ou não. Quanto mais pequena, mais sujeita fica às dicas e tricas. Em cada semana aparece novo assunto. Assim se alimentam as dicas e tricas. A paróquia, o paroquiano tal e o padre são sempre alvos para as setas afiadas das dicas e tricas. Temos de ser fortes. Digo aos mais atingidos. Temos de pensar em Deus e que a Ele temos de agradar. Temos de ter compaixão pelos que falam. Rezar por eles. Porém, às vezes, até essas palavras têm de ser medidas, porque o padre disse aquilo que eu agora quero dizer.
Um dia Jesus disse que um profeta não era bem-vindo na sua terra, e na ocasião, conta o Evangelho, deixou de fazer muitos dos milagres que queria, porque não era bem interpretado. Às vezes os nossos padres e muitos dos nossos leigos deixam de fazer muita coisa porque não querem alimentar as dicas e tricas de uma paróquia.
In blogue Confessionário dum padre
Imagem: Google

1 comentário:

Anónimo disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria em seu coração!
Somos da Associação Católica Fonte de Água Viva e estamos ampliando nossos projetos de Evangelização para conseguirmos cada vez mais Conquistar mais Corações Para Deus.
Atualmente estamos com a Rádio Fonte de Água Viva, onde trazemos 24 horas com uma programação de qualidade promovendo sempre os valores do Evangelho. E agora você pode ser tornar um retransmissor de nossa programação. Para isso, basta colocar em seu site (ou Blog) o Player de nossa Rádio, assim, todos os que entrarem em seu site vão ouvir em tempo real a nossa programação. E ainda colocaremos no site de nossa Rádio um link de seu site na sessão “Parceiros”.

Caso tenha interesse entre em contato conosco através do e-mail: edmilson.aparecido@bol.com.br



Para conhecer a nossa Rádio acesse: www.radiofontedeaguaviva.net
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços Fraternos