Publicidade

Convite a quem nos visita

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Segunda feira 10 abril: o nome de Jesus

Semana Santa 2017
1. Eis um tempo propício, porque centrado no acontecimento maior da história da humanidade. Há um Deus que se fez humanidade, carne igual à carne humana, Jesus, que morreu e ressuscitou. Assim nasceu a história já muito longa do Cristianismo. Numa pincelada de pouco mais de 20 ou 30 palavras podemos resumir do que se trata a religião cristã e o acontecimento pascal depois de Jesus de Nazaré.

2. O que é esse nome: Jesus?
- O nome de Jesus é um nome divino. O arcanjo Gabriel confirmou-O: «Ao qual darás o nome de Jesus» (Lc 1,31). Nome que está «acima de todo o nome», «o único nome pelo qual seremos salvos» (Fil 2,9; Act 4,12). Este nome enorme é comparado ao óleo: «A tua fama é odor que se difunde» (Cant 1,3). Daí que São Bernardo tenha disto que tal como o óleo pode converter-se em luz, alimento e remédio, assim este nome pode ser luz para a nossa vida, alimento para o nosso coração e remédio para a alma, concedendo-lhe sentido, esperança e felicidade.

3. Luz para o espírito, porque é brilho no meio do mundo, que frequentemente mergulha nas trevas do ódio, da vingança, da idolatria que aliena o coração de tanta gente que distorce ou desvia a sua fé para coisas materiais ou pessoas endeusando-as. Mas, depois desiludem-se e volta a depressão, a tristeza e o desencanto porque o efeito do ópio passou. O nome de Jesus, quando verdadeiramente acolhido como luz orienta as pessoas no caminho da paz, da compaixão, na luta pela justiça e pela fraternidade. Aliás, a causa pela qual Ele se entrega ao processo mais ignóbil que alguma vez se montou contra uma pessoa virtuosa. Não foi por acaso que no momento da condenação tenham feito ecoar do meio do povo: «À morte! À morte! Crucifica-o!» (Jo 19,15).

4. Este nome é alimento para o nosso coração. Dado que Ele tomou sobre si o mais radical da condição humana que é o sofrimento e a morte, para redimir e salvar. Então, com Ele descobrimos o consolo, o sentido e a força para caminhar neste mundo com esperança, apesar do sofrimento e da morte inevitáveis. O Seu exemplo reanima na esperança e faz-nos descobrir que só o amor é que nos livra do sofrimento e da morte. Porque tudo o que seja vivido no amor é fecundo, ressuscita e é eterno.

5. O nome de Jesus pode ser remédio para alma, porque nos torna corajosos e fortes perante as adversidades desta vida. São Paulo não se fez rogado e ensinou até onde vai como remédio o nome de Jesus: «Para que, ao nome de Jesus, se dobrem todos os joelhos, os dos seres que estão no céu, na terra e debaixo da terra» (Fil 2,10). Pelo nome de Jesus nada nos deve derrotar. É Ele «caminho, verdade e vida» (Jo14, 6). Nesta semana Santa, deixemos que nos seduza este nome e que com Ele todos os dias da vida encontremos espiritualmente falando luz, alimento e remédio para todos os desafios.

1 comentário:

Unknown disse...

Desejo uma Santa e Feliz Páscoa a todos, na esperança de maior luz de Cristo ressuscitado sobre o mundo pela Paz, Justiça, Consciência, Amor, Fé e Humanismo.