Publicidade

Convite a quem nos visita

domingo, 19 de julho de 2009

O pão do nosso contentamento

Mais impressões desta minha incursão pelo nosso Potrugal Continental. No alto da colina, ergue-se a bela aldeia de Monsaraz, coração do Alentejo. Aí descobri um vendedor de pão, que gentilmente me ofereceu um pedacinho para provar e a seguir um pequeno papel onde nos ensina como fazer o pão que alimentou os povos por estas bandas ao longo de mais de dois milhões de anos. No final das instruções diz que o pão desenfornado gerou o «pão do nosso contentamento». Achei muito curiosa a expressão e veio de encontro às impressões de ontem, que intitulei como «o passeio do meu contentamento».
Mas, à parte as coincidências, quero agora partilhar como este momento se mostrou para mim o prolongamento da Eucaristia que tínhamos celebrado à pouco junto aos pés da Imaculada Conceição, Santuário de Vila Viçosa. Sim, o mesmo lugar, onde D. João IV em 1646 arrancou da sua cabeça real a coroa de rei de Portugal e a colocou na cabeça da Imagem de Nossa Senhora da Conceição e com este gesto fez da Imaculada Conceição protectora de todos nós, melhor dizendo, Padroeira de Portugal ou raínha de Portugal.
Seguindo adiante, vi no semblante do homem que me oferecia o pão, a alegria de quem partilha orgulhosamente a iguaria mais nobre que a humanidade coloca sobre a mesa. O pão da vida que dá vida em abundância para todos. O melhor alimento para oferecer e aquele que faz das casas serem casas, «casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão». Pudera, é o pão da vida, do entendimento, da verdadeira partilha, o alimento do amor, o símbolo do Corpo de Cristo em cada sacramento da Missa.
O Alentejo não é como se diz só deserto ou só paisagem árida, mesmo que o seja, antes é beleza distinta do resto do país, porque está cheio de cores quentes, de cultura e de gentes, mesmo que algumas vezes melancólica, mas ávida para dar-se e oferecer tudo o que tem com simpatia e carinho por aqueles que não os esqueceram, porque vieram ao seu encontro.
O calor do Alentejo é forte , agressivo, por isso, torna os descampados, os vales e os famosos e cobiçados montes, lugares solitários, misteriosos. Não há gente neste mundo como se esperava que houvesse e como as terras mereçam que existam almas para lhes dar vida. Porém, algumas vezes parece esquecido, mas nessa ausência de almas descobre-se um calor, uma chama que a aridez levanta para o alto. Lá estão concentrados os nossos olhos, porque sabem que daí emerge o pão que nos deu vida ao espírito, sim aquele pão do altar que o Senhor Jesus naquela hora fez sacramento de salvação para a eternidade, mas, antes força e coragem para vencer as misérias desta vida.
Perante estas impressões onde se vislumbra um sinal presente do amor de Deus a acontecer de forma quente e sublime, vejo as palavras do grande Teólogo, Hans Urs Von Balthasar, que dizem assim: «Não é porque o espírito do Homem depende da sensibilidade que o amor lhe surge 'de fora', mas porque só existe amor entre pessoas - o que a filosofia sempre tendeu a ignorar. Deus, o Totalmente Outro de nós, surge no lugar do outro, no 'sacramento do irmão'. E (...) não é por estar em cima que Ele perde direito, o poder e a palavra de se revelar a nós como o amor eterno de se dar e de se fazer compreender na sua incompreensibilidade». O Alentejo fez-se em mim um sinal do pão vivo que a Eucaristia é em cada Domingo da nossa vida. E em tudo o que se diga incompreensível, pode estar um sinal, uma pequena sombra que alguma planta teima em semear na tórrida paisagem. As ovelhas sabem muito bem onde está essa sombra.

Sem comentários: