Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O sentido de Fátima

Impressões do dia 23 Julho (Santuário de Fátima)
Deste dia destaca-se o Santuário de Fátima. A sempre emotiva Capela das Aparições, a misteriosa Basílica mais antiga e a magnífica Basílica nova dedicada à Santíssima Trindade com a Cruz maravilhosa do interior e do exterior, o painel dourado do Altar-Mor e as suas portas atribuídas aos Apóstolos.
Obviamente, que não vou destacar de Fátima toda a tralha religiosa que compõe os seus arredores. É impressionante como o feio pode valer tanto dinheiro e como essa fealdade alimenta tantos espíritos. Mas tudo bem, cada um e cada qual compra e come o que muito bem entender.
A generalidade das pessoas não gosta do edifício novo, eu gosto muito. Foram felizes as diversas leituras arquitectónicas ali engendradas pelos diversos autores. A Igreja da Santíssima Trindade foi dedicada a 12 de Outubro de 2007. Tem forma circular com 125 m de diâmetro sem apoios pelo meio, com um volume de quase de 130.000 m3. Toda a Igreja está construída em betão armado branco e está revestida de pedra da região, conhecida por branco do mar. A Igreja nova de Fátima é um Oceano imenso, em círculo, como é o amor infinito de Deus pela humanidade. A sua capacidade ronda um total de 8.633 lugares sentados incluindo 76 para pessoas com dificuldades motoras.
Tem uma iconografia exterior muito interessante. O Pórtico de Entrada, apresenta alguns Anjos músicos, que evocam as aparições do Anjo da paz e convidam a entrar no Templo e a adorar a Santíssima Trindade.
A Porta Principal, é dedicada a Cristo. A segunda pessoa da Santíssima Trindade e Porta principal para o caminho da fé e da esperança da salvação.
Painéis do Rosário, estão ao lado da porta principal e evocam os vinte mistérios do Rosário: à esquerda, os gozosos e luminosos, à direita, os dolorosos e gloriosos. Pois, então, quanto são importantes estes mistérios para a oração e contemplação da Igreja, formada por todos os baptizados.
Painéis de vidro, são muito bonitos e significativos, são uma alusão à Palavra de Deus, universalidade dos peregrinos de Fátima e à Santíssima Trindade. Tem citações bíblicas em diversas línguas. A mensagem da salvação de Cristo é universal e a Igreja de Jesus Cristo, é a fraternidade, na diversidade, o sinal do amor aberto a todos os povos do mundo. Saborear os textos é já uma das maravilhas da Basílica.
As portas laterais, dedicadas aos doze Apóstolos, são uma ideia muito bonita, revelam uma imagem do reino dos céus, como confirmou Jesus no Evangelho quando disse que o reino dos Céus tem muitas portas. Mais um sinal de apelo à tolerância e à paz com todos no que respeita às muitas formas de expressão da fé.
Imagem de Nossa Senhora de Fátima jovem e de braços abertos. É talvez um primeiro impacto que nos deixa contemplativos perante aqueles braços maternos que nos envolvem com todo o carinho de uma mãe que a todos quer envolver com amor. Parece viva esta imagem.
O Painel do presbitério, riquíssimo em toda a sua beleza. Um mosaico que envolve o fundo, é feito em terracota dourada e moldada manualmente. Servem para evocar a santidade e fidelidade de Deus e também convidam à contemplação do mistério. Quem entra no templo e se senta, deixa que todo o conjunto penetre no fundo da alma, depois eleva-se a um estado divino que ultrapassa toda a nossa existência. Os painéis reúnem todos os símbolos principais do cristianismo (por ex. o Cordeiro…) e chamam ao caminho da história da Igreja até às aparições de Fátima toda a multidão dos santos.
O Crucifixo, está sobreposto ao Cordeiro do Painel, apresenta Cristo que se ofereceu voluntariamente pela salvação do mundo, vivo, glorioso, pronto a abraçar todo o mundo e a despregar-se da cruz, porque o mundo precisa de um Cristo vivo e não de um Cristo morto.
Por fim, a Pedra do túmulo de São Pedro, está colocada na frente do altar e serve para evocar a devoção dos pastorinhos ao Papa e inspirar todos os que visitam este templo a abrirem o coração à comunhão, fraternidade e amizade na Igreja.
São estes os elementos essenciais e mais significativos da nova Basílica de Fátima, espero que sirva de aperitivo para muitos olharem com olhos renovados este monumento interessante do nosso tempo.

Sem comentários: