Publicidade

Convite a quem nos visita

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Missa do Parto dia 15 - Quem foi Isaías?

Esquema de homilia para a Primeira Missa do Parto
Geralmente considerado como o maior de todos os profetas bíblicos, Isaías terá nascido em Jerusalém por volta do ano 560 a.C., sendo proveniente de uma família nobre e homem de elevado cultura. O livro de Isaías (classificado pela Bíblia Cristã como livro profético) é, juntamente com o dos Salmos, o mais citado no Novo Testamento. Este divide-se em três secções bastante distintas: Isaías I, Isaías II (ou Livro da Consolação) e Isaías III. Em Isaías I, Isaías condena as alianças com as nações infiéis e anuncia a vinda de um Salvador. O Livro da Consolação é dirigido aos exilados na Babilónia e exorta à libertação e ao retorno a Israel. O livro Isaías III é dirigido aos Judeus que voltaram a Jerusalém e que necessitam ser consolados, terminando com uma cena do julgamento final.
- Isaías - O Profeta do Messias
Is 7, 14-16: «Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal ('ôth): Eis que a jovem está grávida (hinnêh hâ'almâh hârâh) e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel ('immânû 'êl). Ele se alimentará de coalhada e de mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem. Com efeito, antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, por cujos dois reis tu te apavoras, ficará reduzida a um ermo».
- Isaías – O Profeta da denúncia de Deus
«Que me importam os vossos inúmeros sacrifícios? - diz Iahweh Estou farto de holocaustos de carneiros e da gordura de bezerros cevados; no sangue de touros, de cordeiros e de bodes não tenho prazer. Quando vindes à minha presença, quem vos pediu que pisásseis os meus átrios? Basta de trazer-me oferendas vãs: elas são para mim um incenso abominável. Lua nova, sábado e assembléia, não posso suportar iniqüidade e solenidade» (Is 1,11-13). Isaías 5,20-23: «Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal, dos que transformam as trevas em luz e a luz em trevas, dos que mudam o amargo em doce e o doce em amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e inteligentes na sua própria opinião! Ai dos que são fortes para beber vinho e dos que são valentes para misturar bebidas, que absolvem o ímpio mediante suborno e negam ao justo a sua justiça».
- Isaías – O Profeta do sonho de Deus
Is 2,12-17: «Porque haverá um dia de Iahweh dos Exércitos contra tudo o que é orgulhoso e altivo, contra tudo o que se exalta, para que seja humilhado; contra todos os cedros do Líbano, altaneiros e elevados, e contra todos os carvalhos de Basã; contra todos os montes altaneiros e contra todos os outeiros elevados; contra toda a torre alta e contra toda a muralha fortificada; contra todos os navios de Társis e contra tudo o que parece precioso. O orgulho do homem será humilhado, a altivez dos varões se abaterá, e só Iahweh será exaltado naquele dia».

Sem comentários: