Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 28 de abril de 2012

Para onde levam a Igreja Católica?

Ivone Gebara, Escritora, filósofa e teóloga diz o seguinte a propósito da punição inquisitorial dirigida pela Congregação da Doutrina da Fé contra religiosas americanas.

«Só que agora não apontaram o dedo acusador para uma pessoa, mas para uma instituição que congrega e representa mais de 55.000 religiosas norte-americanas. Trata-se da Conferencia Nacional das Religiosas conhecida pela sigla LRWC – Conferência da Liderança Religiosa Feminina. Estas religiosas ao longo de sua história desenvolveram e ainda desenvolvem uma missão educativa ampla em favor da dignidade de muitas pessoas e grupos dentro e fora dos Estados Unidos.
Plagiando Jesus no seu Evangelho ouso dizer: "Tenho pena desses homens" que não conhecem as contradições e as belezas da vida de perto, que não deixam seu coração vibrar às claras com as alegrias e os sofrimentos das pessoas, que não amam o tempo presente, que ainda preferem a lei estrita à festa da vida. Apenas aprenderam as regras fechadas de uma doutrina fechada numa racionalidade já ultrapassada e a partir dela julgam a fé alheia e especialmente as mulheres. Pensam talvez que Deus aprova e se submete a eles e às suas elucubrações tão distantes dos que têm fome de pão e de justiça, dos famintos, dos abandonados, das prostituídas, das violentadas e esquecidas. Até quando teremos que sofrer sob seu jugo? Que posturas nos inspirará o "Espírito que sopra onde quer” para continuarmos fiéis à VIDA em nós?»
Nota: Não é esta «inquisição» da mesma Igreja Católica que um dia destes na figura do Papa esteve em Cuba a reclamar mais liberdade? - Sintomático e reveleador...
Se alguém estiver interessado no texto inteiro pode ler aqui:

Sem comentários: