Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dia de São Roque - o patrono dos pobres e dos doentes

A vida de São Roque
Padroeiro de São Roque do Funchal 
Nascido em Montpellier, no começo do século XIV, este santo peregrino é mencionado pelos cultos contra o terrível flagelo da peste. Aos 20 anos, ficou órfão e distribuiu a sua herança pelos pobres. Quando partiu em peregrinação para Roma, teve o primeiro contacto com as vítimas da peste, às quais não ocultou ajuda apesar dos riscos que corria. Operou as primeiras curas milagrosas nessa época.
Assim, Roque foi peregrinando, seguindo sobretudo o caminho da misericórdia. Quando passava por Placência, foi contagiado pela doença. Para não incomodar ninguém, saiu à procura de um lugar deserto para morrer na solidão. Mesmo assim sobreviveu graças a um cachorro sem dono que roubava pão para que o santo se alimentasse. Quem o encontrou foi o patrício Gotardo Pallastrelli, que o hospedou na sua casa até à total recuperação. Quando isso aconteceu, saiu de Placência, mas foi preso em Angera confundido com um espião. Morreu na prisão cinco anos depois, em total esquecimento.
Oração:
Pela intercessão de São Roque, auxílio espiritual eficaz contra todas as doenças e pestes, concedei-nos, Senhor, a graça da boa saúde, física e espiritual. Por Cristo Senhor Nosso, amém.

Sem comentários: