Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 24 de junho de 2015

João é o seu nome

Por D. António Couto, in Imissio...
João, chamado o Baptista, era filho de Zacarias e de Isabel, ambos de estirpe sacerdotal. Sabemos pelas palavras do anjo Gabriel, que João (cujo nome significa "Deus é Propício" Ou "amigo de Deus") foi concedido aos dois cônjuges em idade avançada. A relevância do papel de São João Baptista reside no fato de ter sido o "precursor" de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias, insistindo para que os judeus se preparassem, pela penitência, para essa vinda.
O Bispo António Couto escreve um texto a propósito da efeméride deste dia, o Nascimento de São João Baptista, que serve para fazermos um interessante reflexão sobre a figura de João baptista e o que o quanto se reveste a sua missão de mensagem para os tempos em que nós vivemos. Destaco o seguinte do texto do Bispo António Couto, bispo de Lamego: «Porquê, então, o nome de JOÃO? É certo que já o Anjo tinha mencionado a Zacarias este nome em Lucas 1,13. Mas porquê JOÃO, se ali, no livro anagráfico daquela família ninguém registava esse nome? O que significa o nome JOÃO? Em hebraico, JOÃO diz-se Yôhanan. Yôhanansignifica literalmente «YHWH faz graça». E o que é fazer «fazer graça»? De forma plástica e concreta, é uma mãe que embala ternamente o seu bebé nos braços e baixa para ele o olhar carinhoso, bondoso, maravilhoso, gracioso, maternal. É este duplo gesto de carinho maternal que é a graça bíblica. Sobretudo aquele olhar belo, enternecido, embevecido, maternal, que enche o bebé de graça» (…)
(...) É a posição estratégica de JOÃO no limiar dos Dois Testamentos, encerrando um e abrindo outro, resumindo um e sumariando outro, que explica a nossa estranheza. Mas JOÃO é uma enorme lição. Neste Belo Nome está contida a inteira Escritura e o inteiro afazer de Deus. Parabéns, menino JOÃO, pelo teu nascimento no nosso mundo. Tu, que nos vieste mostrar Deus!» Para quem desejar ler o texto inteiro pode fazê-lo por AQUI

Sem comentários: