Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Apontamento 1 - A arte é uma mentira

Picasso (1881-1973) ensinou que «a arte é uma mentira que nos dá a possibilidade de descobrir a verdade».

Não fica bem mentir. Embora nos remediemos com a ideia que uma «mentira para o arranjo da vida sem prejudicar ninguém não é pecado nenhum». Pode ser que nunca se saiba bem onde começa e onde acaba a definição de «arranjo da vida». Daí que muitos se sirvam deste ensinamento popular para fazerem as suas e o passo do exagero faz-se numa fração de segundos.

Nada de abusos e procurar definir bem o que se entende por esse «arranjo da vida» pode ser muito importe e um bom condutor da verdade e da sabedoria.

Mas, vamos ao pensamento de Picasso. A arte que nos delicia é sempre fruto do engenho imaginativo do artista, que tantas vezes não tem correspondência real nem muito menos pode ser aplicado na vida concreta. Mas, é essa tal «mentira» que nos remete ao imaginário delicioso de um prazer indiscritível. Daí ser «descoberta da verdade»: a verdade da beleza que nos faz sorrir, da estética que nos salva e da bondade que nos consola as entranhas.

A mentira da arte não merece castigo porque não pode ser crime. É um excelso bem que se faltando leva-nos para o abismo do desespero e do sem sentido da existência. Sejam bem-vindas as «mentiras» da arte, para que ninguém morra de fome do prazer da verdade.

Sem comentários: