Impera
o pensamento geral de que basta a religiosidade dos serviços sacramentais,
pois, dão prestígio e embelezam o curriculum vitae de cada um, são pretexto
para grandes banquetes e proporcionam os melhores álbuns fotográficos. Por
isso, outras vezes lá terá de ser, não se safam de ter que participar
esporadicamente em Funerais, em Crismas, em Primeiras-Comunhões, em Casamentos,
em Arraiais, nas cerimónias de Natal e da Semana Santa. É esta a religião da
sacramentologia vazia de fé, da passerelle dos fatos bonitos e da imagem
fotográfica explorada até à exaustão.
Quanto
mais esta mentalidade prevalecer, mais nos esqueceremos do verdadeiro objectivo
do fundador da religião cristã, que consistia na transformação do mundo, a
transformação dos sistemas que manipulam o ser humano, a superação dos
mecanismos que dão mais valor à coisas do que às pessoas, a substituição de
estruturas de exclusão por estruturas de solidariedade, a conversão dos
sistemas que exploram em sistemas que promovam a fraternidade. No fundo,
eliminar tudo que gera a morte da pessoa humana.
Porém,
continuamos num tempo que recorre a todas as formas de manipulação, para que os
cristãos acreditem que a religião só existe para louvar a Deus, para descobrir
o sagrado, para salvar a própria alma, para sentir o calor da presença de Deus,
para gozar de conforto espiritual, para celebrar a beleza da fé, para alcançar
a benção de Deus e para ganhar o céu depois da morte… Quando Jesus denunciou
tais factos, foi combatido por muitos, que se serviram da própria religião para
o crucificarem.
A
religião do gosto pessoal, das conveniências pessoais, não existe nem pode ser
promovida. Porque a religiosidade de cada um só pode ser na medida em que
converge para a comunidade. Por isso, corresponde a zero a mentalidade que faz
prevalecer a mania de que “tenho a minha fé, mas não sou praticante”. A fé,
implica sempre uma prática, uma ética social de vida para que seja sincera “a
minha fé”.
O
mundo actual sofre da mesma tentação. Os espaços religiosos, os lugares do
encontro com o divino, tornaram-se locais de vaidade pessoal, por onde desfila
uma multidão de gente ornamentada a preceito pelo último grito da moda, para
encher os olhos e são, em última análise, lugar da “bilhardice” fútil.
Os
sacramentos, não são vistos como sinais de crescimento e maturidade da fé. Mas
ocasiões supersticiosas, pura promoção social. Não importa como são feitos, não
importa obedecer a condições, princípios. Os conteúdos, são letra morta, a fé e
a conduta de vida, isto é, a tal ética que dá sentido à fé não conta para nada.
Estes elementos não são fotogénicos nem aparecem nas fotografias, por isso, não
são motivo de preocupação. Infelizmente, perdeu-se a honestidade e a seriedade
das atitudes. Os gestos, fazem-se sem conteúdo, sem pensamento e sem a verdade
da doutrina que emana do Evangelho.
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