Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A estupidez que mata friamente

Comentando esta foto...
Todas as guerras são estúpidas. A guerra na Faixa de Gaza está a revelar-se o cúmulo da estupidez. O mundo está impávido e sereno diante de uma tragédia estúpida e prepotente. Israel pode ter todas as razões do mundo para reagir assim de forma tão desmedida, porém, perde todas as razões do mundo diante da morte de inocentes, especialmente, crianças. A meu ver estamos diante de um crime bárbaro que devia ser combatido pelo mundo. Não é só os palestinianos da Faixa de Gaza que morrem, uma parte da humanidade, daí que alguém devia ser responsabilizado por mais este crime contra a humanidade. A dor e a angústia arrastam também a vergonha perante o facto de termos ainda uma humanidade tão barbara e tão insensível perante aquilo que é capaz de fazer contra os seus semelhantes. 
Porque não aplicam os Estados Unidos e a Europa contra Israel sanções como acaba de fazer contra a Rússia por causa da Ucrânia? – Algo está mal neste mundo. Tudo continua a funcionar com dois pesos e duas medidas. A hipocrisia é nojenta. A insensibilidade perante a morte de crianças é revoltante.
Por isso, é impossível não se indignar perante a morte de crianças. É incompreensível que um país como Israel a todos os níveis próspero tenha atitudes deste género na base de uma violência atroz. É mais ainda não entendível que um povo como o judeu, massacrado ao longo da história e, especialmente, tenha sofrido o pior nas garras do nazismo durante o século XX, afinal, tenha esquecido toda essa memória e proceda de forma tão fria sobre inocentes na Faixa de Gaza.
Todas as guerras são horríveis e estúpidas. Esta excede toda a possibilidade de compreensão. E revelou o quanto a estupidez comanda a vida da humanidade, mesmo que aparentemente desenvolvida em muitos aspectos. Se querem manter este jogo bárbaro, retirem-se para o deserto, longe das populações e façam o vosso jogo de morte. Mas não se esqueçam de colocar à frente dos exércitos toda claque governamental responsável por esta chacina, os de uma parte e da outra. À cabeça Benjamin Netanyahu de Israel e Ismail Haniyeh, líder do Hamas na Faixa de Gaza. Em nome da vida, em nome das crianças parem com esta desgraça, com esta chacina estúpida, com esta barbaridade vergonhosa.     

Sem comentários: