Misericordiae Vultus (o rosto da misericórdia)...
Nota: acabo de ler a Bula que proclama o Ano Extraordinário da Misericórdia
(8 de dezembro de 2015 e 20 novembro de 2016). Um texto maravilhoso que todos
os que puderem e que tenham tempo devem ler e rezar. Chama-nos a atenção para
muitos aspectos importantes para a vida concreta. A misericórdia de Deus deve
estar em cada um de nós. O rosto misericordioso de Deus é o rosto de cada um de
nós, quando pratica a compreensão, a compaixão e perdão, para que o Evangelho de Jesus Cristo esteja
hoje como esteve há dois mil anos encarnado, isto é, seja carne na nossa carne,
para que a vida se torne um caminho de felicidade para todos. Não é do desejo de Deus, que
ninguém viva com o peso terrível da má sorte nem muito menos que esteja neste
mundo onde parece que muitos nasceram para viver sob o jugo horrendo do azar constante que conduz ao sofrimento e à tristeza. Precisamos de palavras e iniciativas que
nos alegrem, que nos reanimem porque a depressão fez mergulhar a nossa
sociedade no vazio e na tristeza generalizada. Basta andarmos pelas ruas para
notarmos isso em cada rosto que se cruza connosco. Destaco aqui algumas partes da Bula que para mim foram mais significativas. Quem desejar ler na íntegra pode fazê-lo
AQUI…
BULA DE PROCLAMAÇÃO
DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA
- «Misericordiosos como o Pai é» - o « lema » do Ano Santo (Nº 14)
-
Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê
com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida (nº 2).
- «É próprio de Deus usar de misericórdia e, nisto, se manifesta
de modo especial a sua omnipotência». Estas palavras de São
Tomás de Aquino (Nº 6).
- Na Sagrada Escritura, como se vê, a misericórdia é a
palavra-chave para indicar o agir de Deus para connosco (Nº 9).
- A arquitrave que suporta a vida da Igreja é a misericórdia.
Toda a sua acção pastoral deveria estar envolvida pela ternura com que se
dirige aos crentes; no anúncio e testemunho que oferece ao mundo, nada pode ser
desprovido de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do
amor misericordioso e compassivo. A Igreja « vive um desejo inexaurível de
oferecer misericórdia ».[8]
Talvez, demasiado tempo, nos tenhamos esquecido de apontar e viver o caminho da
misericórdia. Por um lado, a tentação de pretender sempre e só a justiça fez
esquecer que esta é apenas o primeiro passo, necessário e indispensável, mas a
Igreja precisa de ir mais além a fim de alcançar uma meta mais alta e
significativa. Por outro lado, é triste ver como a experiência do perdão na
nossa cultura vai rareando cada vez mais. Em certos momentos, até a própria
palavra parece desaparecer. Todavia, sem o testemunho do perdão, resta apenas
uma vida infecunda e estéril, como se se vivesse num deserto desolador. Chegou
de novo, para a Igreja, o tempo de assumir o anúncio jubiloso do perdão. É o
tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos
nossos irmãos. O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a
coragem para olhar o futuro com esperança (Nº 10).
- São João Paulo II com a sua segunda encíclica, a Dives in misericordia
(Nº 11).
- A Igreja tem a missão de anunciar a
misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve
chegar ao coração e à mente de cada pessoa. A Esposa de Cristo assume o
comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir
ninguém. No nosso tempo, em que a Igreja está comprometida na nova
evangelização, o tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo
e uma acção pastoral renovada. É determinante para a Igreja e para a
credibilidade do seu anúncio que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia.
A sua linguagem e os seus gestos, para penetrarem no coração das pessoas e
desafiá-las a encontrar novamente a estrada para regressar ao Pai, devem
irradiar misericórdia.
A primeira verdade da Igreja é o amor de
Cristo. E, deste amor que vai até ao perdão e ao dom de si mesmo, a Igreja
faz-se serva e mediadora junto dos homens. Por isso, onde a Igreja estiver
presente, aí deve ser evidente a misericórdia do Pai. Nas nossas paróquias, nas
comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos
–, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia (Nº 12).
- Quantas situações de precariedade e sofrimento presentes no
mundo actual! Quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não têm voz,
porque o seu grito foi esmorecendo e se apagou por causa da indiferença dos
povos ricos. Neste Jubileu, a Igreja sentir-se-á chamada ainda mais a cuidar
destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a
misericórdia e tratá-las com a solidariedade e a atenção devidas. Não nos
deixemos cair na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o
espírito e impede de descobrir a novidade, no cinismo que destrói. Abramos os
nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs
privados da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito de
ajuda. As nossas mãos apertem as suas mãos e estreitemo-los a nós para que
sintam o calor da nossa presença, da amizade e da fraternidade. Que o seu grito
se torne o nosso e, juntos, possamos romper a barreira de indiferença que frequentemente
reina soberana para esconder a hipocrisia e o egoísmo (Nº 15).
Aos
confessores
- Não me cansarei jamais de insistir com os confessores para que
sejam um verdadeiro sinal da misericórdia do Pai. Ser confessor não se
improvisa. Tornamo-nos tal quando começamos, nós mesmos, por nos fazer
penitentes em busca do perdão. Nunca esqueçamos que ser confessor significa
participar da mesma missão de Jesus e ser sinal concreto da continuidade de um
amor divino que perdoa e salva. Cada um de nós recebeu o dom do Espírito Santo
para o perdão dos pecados; disto somos responsáveis. Nenhum de nós é senhor do
sacramento, mas apenas servo fiel do perdão de Deus. Cada confessor deverá
acolher os fiéis como o pai na parábola do filho pródigo: um pai que corre ao
encontro do filho, apesar de lhe ter dissipado os bens. Os confessores são
chamados a estreitar a si aquele filho arrependido que volta a casa e a
exprimir a alegria por o ter reencontrado. Não nos cansemos de ir também ao
encontro do outro filho, que ficou fora incapaz de se alegrar, para lhe
explicar que o seu juízo severo é injusto e sem sentido diante da misericórdia
do Pai que não tem limites. Não hão-de fazer perguntas impertinentes, mas como
o pai da parábola interromperão o discurso preparado pelo filho pródigo, porque
saberão individuar, no coração de cada penitente, a invocação de ajuda e o
pedido de perdão. Em suma, os confessores são chamados a ser sempre e por todo
o lado, em cada situação e apesar de tudo, o sinal do primado da misericórdia
(Nº 17).
- Os números 20 e 21 são sobre «a relação entre justiça e misericórdia». A meu ver uma reflexão brilhante.
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