Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Prémio Nobel da Paz 2015

 O prémio Nobel de 2015, vai se entregue a uma organização que tem o seguinte nome: «Quarteto do Diálogo Nacional da Tunísia».
Melhor é impossível. Deixa de fora toda a catrefada de políticos que todos os anos são apontados para receberem este galardão. Tantas vezes responsáveis por grandes injustiças a fazerem tanto mal a este mundo. São eles responsáveis de governos que alimentam o negócio das armas e políticas de austeridade que conduzem o seu povo e outros povos à miséria em nome do vil metal, o dinheiro.
Por isso, ainda bem que tanto o ano passado como este ano a Academia Sueca, está a considerar figuras menores e instituições, isto é, menos conhecidas. Em 2014, os vencedores do Nobel da Paz foram o indiano Kailash Satyarthi e a paquistanesa Malala Yousafzay, "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação". Este ano vemos ser contemplado um grupo de pessoas pela sua luta em nome da paz e da democracia plural na Tunísia. Por isso ficou dito: «pela sua decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista no país durante a revolução de 2011». Só posso dizer, BRAVO. E que continuem com o espírito de São Francisco de Assis como reza a seguir a sua oração. Que outros grupos com o mesmo espírito floresçam em todo o mundo, é para isso que serve este prémio.
Oração da paz - Oração de S. Francisco de Assis
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

1 comentário:

Unknown disse...

Que linda mensagem, que consegue tornar a Paz ainda mais linda. Bem haja! Rev.e amigo José Luís Rodrigues.
Ainda tive esperança que o nosso Papa Francisco fosse, pelo menos, nomeado...