Publicidade

Convite a quem nos visita

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O ser humano e a sua condição de ser pessoa

Escrever nas estrelas
O sentido do ser PESSOA tem vários momentos profundamente evangélicos sobre a solidariedade activa, que é outro elemento constitutivo daquilo que nos distingue dos outros seres vivos…
O ser humano é um ser em projecto (a pessoa tem planos e constrói a vida na base da sua capacidade para delinear etapas e estabelecer planos para levar a vida para diante em função do seu bem e o bem dos outros). O ser humano é um ser decidido (tem capacidade de fazer opções e escolhas livres). O ser humano é um ser simbolizante (a atenção a um sorriso, uma lágrima, uma palavra, um silêncio, um gesto…). O ser humano é um ser em relação (os outros são um o caminho nas relações que dão sentido à vida e que se tornam elementos essenciais para a descoberta do sentido do ser pessoa). Um ser humano é um ser em crescimento (o ser pessoa constitui-se com a abertura ao crescimento até ao momento derradeiro da vida, a morte). O ser humano é um ser em necessidade (daí se deduz como é importante o espírito de cidadania militante na responsabilidade de uns pelos outros de coração aberto à partida).
Obviamente que precisamos da lembrança frequente da nossa condição do ser PESSOA, para que a nossa vida seja uma realidade de entrega à dimensão material e à dimensão espiritual na devida proporção, para que sejamos completos e tenhamos o querer e o poder bem conjugados na construção da beleza e riqueza que é estar neste mundo cumprindo o nosso dever com verdade e justiça. Fora desta consciência a humanidade não se respeitará e nunca virá o fim da crueldade de vermos os homens a se matarem uns aos outros.

Sem comentários: