Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Semana de Unidade dos Cristãos - 3º dia

Leitura bíblica para o 3º dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, Is 51, 4-8:
«Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, o povo que leva a minha lei no coração: não temais os insultos dos homens, nem vos deixeis abater pelos seus ultrajes, porque a traça os comerá como a um vestido, e os vermes da traça os roerão como a lã. Mas a minha justiça subsistirá sempre, e a minha salvação nunca mais terá fim».
O ensinamento de Deus está profundamente ligado com a justiça. O grande desafio à Unidade das religiões e dos povos, radica nesse valor, a justiça. Nisso consiste a salvação que Deus realiza para toda a eternidade, como nos faz ver o profeta Isaías.
Porém, completa-se este desejo com as palavras do teológo, Hans Urs Von Balthasar, que nos diz o seguinte: «Não é porque o espírito do homem depende da sensibilidade que o amor lhe surge de fora, mas porque só existe amor entre pessoas – o que a filosofia sempre tendeu a ignorar. Deus, o Totalmente Outro de nós, surge no lugar do outro, no sacramento do irmão: e (…) não é por estar em cima que Ele perde o direito, o poder e a palavra de se revelar a nós como o amor eterno, de se dar e de se fazer compreender na sua incompreensibilidade».
Por este caminho é possível a unidade que Deus deseja e não a unidade que alguns a partir do seu poder egoísta desejam para as Igrejas e para os povos. Sem justiça não há unidade nenhuma nem muito menos a paz.
JLR

1 comentário:

M Teresa Góis disse...

Sem justiça e sem diálogo!