Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Santíssima Trindade


Mesa da palavra
Comentário à Missa do próximo domingo
26 de Maio de 2013
Santo Tomás, no final de seu tratado sobre a Santíssima Trindade, fala-nos das missões divinas e da habitação das três Pessoas Divinas em toda alma justa. Ele dá-nos uma certa inteligência deste mistério recordando-nos que Deus está sempre presente em todas as coisas, especificando de que maneira especial está realmente nos justos e quais são os efeitos da Sua acção neles. 
Conta-se que Santo Agostinho andava certo dia a passear na praia a meditar sobre este mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas... Enquanto caminhava, observou um menino que carregava um pequeníssimo balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que tinha feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: - quero colocar a água do mar neste buraco. Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: - mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Jamais o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco... Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: - ora, é mais fácil a água do mar caber neste pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!. É mais fácil colocar toda a água do mar aqui dentro deste buraco que o homem conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade. 
O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande! A Trindade ou Santíssima Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs que professam a Deus único preconizado em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Para os seus defensores, é um dos dogmas centrais da fé cristã, e considerado um mistério. 
É nesse mistério que acreditamos e é desse mistério que devemos dar testemunho. Este é um mistério mais para ser contemplado do que para ser dito ou mostrado. É um mistério inefável, próximo e distante ao mesmo tempo. E reconhecer isso não é fraqueza, mas abertura ao dom que Deus é e que pode fazer da nossa vida uma realidade de bem, que se vivido em plenitude fará do mundo um lugar de paz e de felicidade para todos.  Dêmos mais vida ao que somos e temos com a presença de Deus em nós!

1 comentário:

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Padre José Luis Rodrigues, grande Amigo e Irmão. Mais um grande texto das Sagradas Escrituras. O que sabemos nós de DEUS?Inefável, inexplicavel e inexprimível. Dizia o grande teólogo protestante Karl Barth "quando um homem fala de Deus é um homem que fala d'Ele". Ass nossas limitações físicas e intelectuais, até cientificamente, não chegam. Na pobreza, na humildade, na fé, chegaremos a Ele.Eis o Mistério da nossa FÉ. O Deus TRINO é um Deus PLURAL, mas indefectivelmente inexplicável. Acredito piamente no que disse Santo Agostinho.