Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A Boa Nova é o programa de Jesus

Para quem vai à missa ou não no fim de semana... Domingo III Tempo Comum
A Boa Nova de Jesus, requer uma sociedade nova, um mundo novo, onde todos são irmãos. A fraternidade será o valor que se deve lembrar sempre e cada vez com mais insistência.
A acção de Jesus fica delineada neste momento através das palavras do profeta Isaías que o próprio Jesus lê ao abrir o livro da Escritura na Sinagoga de Nazaré.
A proposta de Jesus não consiste apenas em Palavras ocas sem conteúdo salvador, em doutrinações frias que não levam a nada, em conceitos sem consistência real, em dogmas desumanos que não olham a cada realidade em si mesma, em documentos burocráticos que não servem a vida na sua autenticidade... Mas, consiste a Boa Nova de Jesus numa prática humana, religiosa e social que conduz as pessoas à posse da vida plena.
Diante do programa que Jesus nos apresenta ao ler a passagem de Isaías, parece saltar logo à vista que a Sua acção se vai destinar em primeiro lugar aos pobres. 
Quem serão estes pobres? – Os pobres serão todos os que não têm lugar na sociedade; serão também todos os que não têm espírito para assumir a vida com radicalidade; serão todos os que têm muitos bens mas que não sabem o que é a solidariedade e a justiça; serão todos os que esbanjam os seus bem de forma desregrada; serão todos os que são soberbos e arrogantes diante da sabedoria e até quem sabe diante da sua pobreza; serão todos os violentos; serão todos os que promovem a inimizade; serão todos os que foram roubados e maltratados pelos outros; serão todos os que nunca tiveram oportunidades na vida; serão todos os que roubam; serão todos os que não são sérios com os seus negócios; serão todos os que não sabem o que é a fidelidade; serão todos aqueles que devíamos ter ajudado e não ajudamos... Os pobres são tantos homens e mulheres que não encontram lugar à mesa do banquete da vida com dignidade.
Nós cristãos, desejamos que o nosso coração se abra à revolução de Jesus, eis a via do amor para todos que na força de vontade em cada um de nós. Basta que façamos com que esse ideal esteja presente no nosso pensamento.

Sem comentários: