Publicidade

Convite a quem nos visita

sábado, 9 de dezembro de 2017

Redescobrir a hermenêutica

Ao sétimo dia
1. O fundamentalismo lê os textos com olhos de morto. O pior do mundo, das famílias, das igrejas e das comunidades é que subsista nelas este «pecado» terrível, que alguns tomam como se fosse a maior das virtudes.

2. Os textos sagrados da Bíblia cristã, ganharam uma melhor clarividência e sabedoria, desde o momento, em que se passou a utilizar a hermenêutica, que «obrigou» a pegar na lupa do método «histórico crítico», que permitiu depois descobrir-se, que a hermenêutica deve olhar os textos no seu contexto histórico e no seu lugar social.

3. Face a esta luz na interpretação dos textos, chegou-se à crítica purificadora das imagens patriarcais de Deus: o Deus do poder absoluto; o Deus dos exércitos e do Deus dominador/castigador… O Deus masculinizado e musculado não existe. Foi graças à hermenêutica que se chegou a esta dádiva libertadora. Passou a existir uma compreensão de um Deus Pai/Mãe, cheio de misericórdia e amor ao nosso serviço. Confirma-nos o Evangelho de Lucas: «Felizes esses servos, que o senhor, ao chegar, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo: cingir-se-á e mandará que se sentem à mesa e, passando diante deles, os servirá. Se vier à meia-noite ou de madrugada felizes serão se assim os encontrar» (Lc 12, 35-38).

4. Assim, a hermenêutica é arte que nos dá a possibilidade que o outro pode ter razão. Por isso, de Deus faz-se silêncio e escutar essa substância dá sentido à vida e fortifica a fraternidade. Então, confirma-se por aqui: «Deus é o silêncio do universo e o ser humano é a voz que dá sentido a esse silêncio» (José Saramago).

Sem comentários: