Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Congregação para a Doutrina da Fé recebe a Sociedade de São Pio X

Mais uma bronca que o Vaticano está a comprar...
O argumento forte para integrar o movimento ultra-conservador Sociedade de São Pio X (lefebvrianos), radica no perigo de se dar um cisma na Igreja Católica. Mas, não se tem em conta que pode existir em sentido contrário o mesmo risco, um cisma levado a cabo por imensa gente da Igreja que não concordo com a integração deste movimento que recusa o Vaticano II, o mundo de hoje e tem posições fundamentalistas em relação a tantas questões sobre a Igreja e sobre o mundo de hoje? - A meu ver uma péssima notícia para a Igreja Católica... 

Cardeal Levada apresenta avaliação da Santa Sé sobre o texto entregue pela Sociedade em abril
CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 14 de junho de 2012 (ZENIT.org) - Na tarde de ontem (13), o Cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, se reuniu com o bispo Bernard Fellay, superior geral da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, que estava acompanhado de um assistente.
De acordo com a assessoria de imprensa do Vaticano, estavam presentes ainda dom Luis Ladaria, secretário da congregação, e dom Guido Pozzo, secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei.
O objetivo do encontro foi apresentar a avaliação da Santa Sé em relação ao texto submetido pela Sociedade de São Pio X, no mês de abril, em resposta ao Preâmbulo Doutrinal da Congregação para a Doutrina da Fé enviado em 14 de setembro de 2011 à fraternidade.
A discussão visou possibilitar as explicações e esclarecimentos oportunos. Dom Fellay expôs a situação atual da Fraternidade de São Pio X e prometeu dar a conhecer a sua resposta em prazo razoável.
Durante a reunião, foi apresentado também um projeto de documento que propõe uma prelatura pessoal como ferramenta mais adequada para o eventual reconhecimento canônico da fraternidade. Conforme já mencionado no comunicado de imprensa de 16 de maio de 2012, a situação dos outros três bispos da fraternidade será tratada individualmente.
Na conclusão da reunião, os participantes manifestaram o desejo de que este momento de reflexão conduza à plena comunhão da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X com a Sé Apostólica.

(Tradução:ZENIT)

Sem comentários: