Publicidade

Convite a quem nos visita

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Deus e eu

Vamos a isto com Emanuel Gonçalves, um nadador de águas longas e profundas. «Deus e Eu», em Crawl, bruços (ou peito), costas e mariposa (ou borboleta). Porque, é um rapaz de natação desportiva, com imensas participações nas mais variadas provas, inclusive, olímpicas. Uma vaidade para mim publicar o texto do Emanuel. Resta-me humildemente agradecer-te caro amigo este magnífico repasto...

Antes de começar, foi com uma grande alegria que abracei o desafio lançado pelo meu amigo, Padre José Luís Rodrigues. Um bem-haja para si, pelo seu testemunho de Fé que nos contagia a todos.

Deus está presente em todas as pequenas coisas que fazemos, todos os dias. E desde muito cedo, apercebi-me da importância que ele tem na minha vida. Aos 5 anos de idade, foi-me diagnosticada a rara síndrome do Guillain-Barré, que afetou o meu sistema nervoso, deixando-me totalmente dependente da ajuda incansável dos meus pais e dos meus médicos. Foram longos os meses que estive internado do Centro Hospitalar do Funchal. Mas não nunca estive sozinho. Mesmo quando as estatísticas médicas não davam muitas esperanças, Deus ensinou-me a sorrir, a acreditar e a ter Fé. Até que um dia dei os meus primeiros passos. Foi como se tivesse sido “empurrado” por uma força misteriosa. Por Deus!

É verdade que a vida por vezes nos prega partidas. Mas também é possível encarar as dificuldades como importantes lições que precisamos viver, em ordem de crescermos espiritualmente e desenvolvermos competências humanas, como a humildade e o respeito. Graças a Deus, tenho caminhado alegremente pelo caminho da vida, vivendo intensamente um dia de cada vez, sonhando e cumprindo metas que com muito esforço e dedicação já me levaram a dar a volta ao mundo, num desporto que gosto muito, como é o caso da Natação. Mas também, cumpro este ano letivo um sonho, de fazer o corte das fitas e licenciar-me no Ensino Superior. Deus é a minha maior inspiração. Agradeço-o todos os dias.

Deus não gosta de tristeza. Deus é alegria! E sabe ainda melhor quando esta é repartida. Tenho uma linda família que me dá uma educação exemplar, amigos espalhados pelos quatro cantos do mundo e uma fantástica namorada que certamente, terei a coragem e a ajuda divina de Deus para um dia a pedir em casamento. Para mim, Deus significa isto: bom humor e toda a energia contagiante que me move, que me acompanha, que escuta as minhas palavras e os meus anseios e que me indica qual o melhor caminho a seguir depois.

Obrigado Deus por me ensinar a confiar no meu coração e não nos meus limites. Sinto-me um afortunado por ser quem sou hoje e devo esse milagre ao poder que Deus tem em fazer com que todos os dias eu acredite que tudo vai dar certo, mesmo quando tudo pareça estar bem longe disso.

1 comentário:

Unknown disse...

“Deus não gosta de tristeza. Deus é alegria! ” Sim Emanuel, meu amigo que esbanja alegria em pessoa. Obrigada por essas lindas palavras. Estou com o coração cheio de alegria e de emoção. A vida é mesmo assim, Deus nos da o maior presente que vale mais do que qualquer riqueza. Esse presente é a VIDA! Por vezes temos que passar por várias provações, pra sabermos o quanto a vida é valiosa. Infelizmente saber passar por isso não é pra qualquer um. Porque somos todos diferentes e uns mais forte que outros. Parabéns por reconhecer isso, e testemunhar com alegria a sua história.
“Tudo posso naquele que me fortalece”
Mayra Santos