Publicidade

Convite a quem nos visita

segunda-feira, 14 de março de 2016

Três anos de luz para o mundo chamada Papa Francisco

O papa Francisco completou ontem o seu terceiro aniversário de pontificado. Na Praça de São Pedro, em Roma, estiveram reunidas dezenas de milhares de pessoas, onde o Papa fez um reforço da sua mensagem sobre a misericórdia e ofereceu 40 mil cópias do «Evangelho de São Lucas», aos peregrinos que foram receber a bênção papal na praça, em formato de bolso.
O pontificado de Francisco começou 2013, tem salientado a mensagem da misericórdia, que ele enfatiza, em particular, durante este o Ano Santo da Misericórdia. 
À multidão o Papa comentou o episódio bíblico da mulher adúltera a quem Jesus não condenou. Disse: «Esta mulher representa todos nós, adúlteros diante de Deus, traidores da sua confiança. E sua experiência representa a vontade de Deus para todos nós: que não há condenação, mas a nossa salvação através de Jesus».
Saliente-se então o essencial destes três anos. Temos um Papa que nos entra em casa todos os dias com sorrisos largos, abraços apertados e que nos fala ao coração. É o Papa da proximidade.
O Papa que elegeu o povo como sacramento privilegiado da presença de Deus. Marca um tempo novo na vida da Igreja Católica. O tempo do amor universal, a misericórdia como elemento essencial da pastoral e tem ajudado (e muito) a limpar toda a miséria que acompanhou a Igreja Católica durante largos anos e coloca-a agora na prática concreta do Evangelho.
Nada daquilo que é humano é estranho ao Papa Francisco. Para tudo e para todos responde com um gesto, uma palavra, sorriso, um aceno... Com tudo isto o Papa vai marcando a diferença e anunciando ao mundo que nos pequenos sinais e gestos, pode estar o segredo para a transformação do mundo. É seguro que ficará para a história como o Papa do encontro e do abraço.

Sem comentários: