Publicidade

Convite a quem nos visita

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

O banquete de Deus

Pão quente:
Domingo XXVIII tempo comum
A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem do «banquete» para descrever esse mundo de felicidade, de amor e de alegria sem fim que Deus quer oferecer a todos os seus filhos. Com o profeta Isaías tomamos conta do «banquete», que um dia Deus, na sua casa, vai oferecer a todos os povos. O convite está feito, acolher esse mandato é reconhecer que o convívio fraterno é o sinal da comunhão com Deus e que a felicidade está presente como valor essencial para enriquecer a vida de todos.
O Apóstolo Paulo está preso e recebe uma ajuda monetária razoável, recolhida na comunidade de Filipos. Porém, embora a ajuda seja bem-vinda, porque alivia a "aflição" de Paulo, mas não é o mais importante para ele, porque se sente preparado para viver na fartura e para passar fome, e assim, acontece, porque, "Tudo posso por Cristo, que me dá força".
Neste contexto, São Paulo apela aos filipenses que é muito importante partilhar e interessar-se pelas aflições dos outros e viver a solidariedade com os mais necessitados. Quem abre o coração à partilha, Deus provém a todas as suas necessidades. Deus não falta com tudo o que seja necessário em relação a todos os que abrem o seu coração à solidariedade e partilha. Já vem de longe o ensinamento, "quem dá aos pobres empresta a Deus".
Este texto dá-nos uma grande lição em duas vertentes. Primeira, devemos ser solidário e sempre que as necessidades à nossa volta apareçam devemos procurar ajudar na medida do possível. Segunda, devemos aprender a viver em cada circunstância com aquilo que a vida nos oferece. Quantas pessoas, encontramos revoltadas, porque não têm abundância de dinheiro e de bens materiais? Quantos vivem amargurados porque a vida não lhes acena com a sorte de ter muito? Quantos vivem a contragosto porque a vida não lhes sorri com tudo aquilo que a publicidade seduz? - O desespero é grande, porque se desaprendeu a viver com pouco e com aquilo que é absolutamente necessário para a vida.
No Evangelho fica clara a ideia de que é preciso segurar o convite de Deus e que as mediações deste mundo e da vida material não podem distrair-nos desse horizonte de Deus. A fidelidade ao compromisso com uma condição que recebemos deve ser levada a sério todos os dias, e deve fazer-nos coerentes, consequentes na busca de um mundo mais humano onde todos cabem à volta da mesa do amor e da paz. É este o banquete de que se fala.  

Sem comentários: