Domingo IV tempo
comum. Comentário para a missa deste fim de semana...
O Sermão da Montanha do Evangelho de
Mateus é o texto mais importante do Novo Testamento. Aqui estão expressos os
principais conceitos do cristianismo e contém, sem dúvida, a síntese da mensagem
de Jesus. Afirmava Mahatma Gandhi que se toda a literatura ocidental se
perdesse e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada se teria perdido.
O Sermão começa com as Bem-Aventuranças,
que são a síntese dos passos da iniciação cristã, que é o processo de evolução
do espírito na sua jornada terrena. Aqui estão descritos, de um modo
impressionante e com uma clareza cristalina, os passos que cada pessoa deve
seguir para chegar ao Reino dos Céus.
1. Os pobres de espírito: a vida não é
só matéria.
2. Os que choram e sofrem: as coisas do
mundo não dão satisfação plena.
3. Os humildes ou mansos: quem tudo quer
tudo perde, quem não pensa só em si, mas também nos outros, nada lhe falta,
Deus está com ele.
4. Os que têm fome e sede de Justiça:
quem não se acomoda com as coisas más, procura fazer tudo pela justiça e pelo
amor.
5. Os misericordiosos: a verdadeira
Misericórdia vem depois da Justiça. Só é misericordioso quem for Justo, fora
disto temos «pena» (comoção injusta) e dó dos nossos semelhantes, por egoísmo,
que neste caso falará sempre mais alto e tomará conta da vida.
6. Os puros de coração: são os que vivem
sempre e de acordo com a vontade de Deus.
7. Os que fazem a paz: sem a paz não há
felicidade.
8. Os que sofrem perseguição por causa
da Justiça: Cristo é o exemplo.
9. Vós, quando vos injuriarem,
perseguirem e mentirem, dizendo todo o mal contra vós por minha causa, a glória
do cristão está no sofrimento que sente por causa do projecto do Reino que
anuncia.
Finalmente, fica o ensinamento de São
Francisco de Assis, muito bem associado ao desafio da prática das Bem-Aventuranças:
«O que temer? Nada. A
quem temer? Ninguém. Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três
grandes privilégios: omnipotência sem poder; embriaguez, sem vinho; e vida sem
morte».
1 comentário:
Após a ressurreição "os discípulos reconheceram Jesus na fração do pão". Ele é reconhecido pela maneira de repartir a palavra (pão) e dificilmente será reconhecido naqueles que apenas esperam ouvir dos demais o eco das suas próprias palavras.
Rui
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