Publicidade

Convite a quem nos visita

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Os 7 dons do Espírito Santo para hoje

Para o nosso fim de semana. Sejam felizes sempre, nunca prejudicando ninguém. Este fim de semana, o nosso momento poético, é diferente, porque celebramos o Pentecostes...
1. Dom da ciência = Deus - Eu - o Outro: uma trilogia que é o Mistério que nos transcende, reconhecê-lo é importante para dar plenitude à nossa existência.

2. Dom do Entendimento/Inteligência = Ler os sinais dos tempos à luz da fé e da esperança.

3. Dom da Sabedoria = É o conhecimento para agir com paz, alegria e felicidade em tudo o que se diz e faz, para que isso nos oriente sempre na construção do melhor à nossa volta para nós e para os outros.

4. Dom do Conselho = É o que nos leva fazer opções e tomar decisões com coragem e convicção. Nunca esquecendo o discernimento no ser ou não ser, no calar ou falar, no ficar ou partir,...

5. Dom da Piedade = É o dom da espiritualidade, que nos guia no reconhecimento que todos os seres humanos são filhos de Deus. Só assim tomamos a sério a prática da fraternidade e da amizade.

6. Dom da Fortaleza = Nunca desistir perante os problemas. Lutar até não poder mais e nunca voltar as costas aos desafios e às dificuldades.

7. Dom do Temor = É a descoberta do amor como valor mais importante, para que depois se tenha respeito por Deus, pela natureza e pelos outros. Tem como alicerce não ser escravo de nada nem muito menos de ninguém. É o dom do respeito e do acolhimento.

Note bem: 7 dons. 7 Propostas. 7 Caminhos. Aqui reescritos numa linguagem simples e mais de acordo com os tempos de hoje. São afinal os valores de uma realidade que se chama Espírito Santo. São sopros de uma brisa misteriosa que está em todos e em tudo, porque não tem dono, age como quer e em quem quer. No entanto, será sempre necessário um coração disponível para se deixar sacudir por essa brisa suave. É o teu e o meu em qualquer circunstância da vida. Deixa-te embalar por esta brisa.    JLR

Sem comentários: